O que é o CAR?

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma declaração eletrônica sobre a situação das áreas de preservação permanente (APP), reserva legal, florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas dos imóveis rurais de todo o Brasil.

|

Obrigatório para todos imóveis rurais?

Sim, inclusive caso você tenha já tenha averbado a reserva legal de seu imóvel rural.

E esta obrigatoriedade passou a existir com a aprovação da Lei nº 12.651/2012 (conhecida como Novo Código Florestal) e do Decreto nº 7.830/2012.

Quais os benefícios de fazer o CAR?

Além do diagnóstico e planejamento ambiental completo da propriedade, pode-se citar outros importantes benefícios:

  • Possibilidade de regularização das APP e/ou reserva legal: vegetação natural suprimida ou alterada até 22/07/2008 no imóvel rural, sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental;
  • Suspensão de sanções: em função de infrações administrativas por supressão irregular de vegetação em áreas de APP, reserva legal e de uso restrito, cometidas até 22/07/2008.
  • Obtenção de crédito agrícola: em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que o praticado no mercado;
  • Contratação do seguro agrícola: em condições melhores que as praticadas no mercado;
  • Dedução de APPs, reserva legal e de uso restrito: base de cálculo diferenciada do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural-ITR, gerando créditos tributários;
  • Linhas de financiamento: atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação nativa, proteção de espécies da flora nativa ameaçadas de extinção, manejo florestal e agroflorestal sustentável realizados na propriedade ou posse rural, ou recuperação de áreas degradadas; e
  • Isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos, tais como: fio de arame, postes de madeira tratada, bombas d’água, trado de perfuração do solo, dentre outros utilizados para os processos de recuperação e manutenção das APPs, reserva legal e de uso restrito.

Dicas para fazer o seu CAR!

O cadastro será realizado via internet, diretamente pelo proprietário/possuidor do imóvel rural ou por um representante com mais de 18 anos.

Pensando em facilitar e agilizar este importante processo eletrônico de cadastro de imóveis rurais no Brasil, o Programa Agricultura Consciente preparou para você diversos materiais com dicas úteis.

Para acessá-los, selecione abaixo o estado em que o seu imóvel está sediado.

Importante

Quando o imóvel estiver localizado em mais de um estado, o cadastro deverá ser realizado naquele em que o imóvel possuir maior área, ou seja, o CAR deverá ser feito no estado que abrigue mais da metade da área do imóvel rural.

BAHIA

Acesse

GOIÁS

Acesse

MATO GROSSO

Acesse

MATO GROSSO DO SUL

Acesse

MINAS GERAIS

Acesse

PARANÁ

Acesse

RIO GRANDE DO SUL

Acesse

TOCANTINS

Acesse