Abrir/Fechar Menu
Portal da Cofco para difusão de boas práticas agrícolas no Brasil!

Com provas que estimulam um manejo agrícola mais eficiente e de preservação, o Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água deve reunir 40 equipes no Paraná

São Paulo, 06 de fevereiro – Um dia de integração e adrenalina, mas também de lições fundamentais sobre a importância e os métodos de conservação na agricultura. Esses são os motes do Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água, realizado pela Cooperativa Agrária Agroindustrial e pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), que chega à terceira edição. A largada será no dia 27 de fevereiro, na sede da FAPA, em Entre Rios – Guarapuava (PR). Ao todo, 40 equipes participarão do Rally – 30 delas são formadas por cooperados da Agrária e dez, por produtores associados ao Sindicato Rural de Guarapuava.

Os manejos mais adequados para uma agricultura eficiente e que preserve a capacidade produtiva para as futuras gerações bem como o respeito à legislação e conceitos de sustentabilidade são transmitidos aos participantes do Rally por meio de provas em pontos de parada ao longo de toda a trilha. A participação nessas provas vale pontos que serão somados ao final da competição.

Como o Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água é de regularidade, a disputa não é de velocidade. O objetivo é conseguir finalizar a trilha sem se perder, seguindo apenas o livro de bordo que cada equipe recebe no início da disputa, obedecendo a velocidade determinada para cada trecho. Além da pontuação por regularidade, as equipes somam pontos nas provas que acontecem nos pontos de parada. Essa pontuação geral é que decide as equipes campeãs no final do dia.

A trilha que os competidores percorrerão é de 150 km e 80% dela é de estrada de chão, passando por rotas no interior do município de Guarapuava e culminando no Parque Recreativo Jordãozinho. O resultado da competição será também divulgado no site do Sistema Ocepar.

Fonte: Sistema Ocepar

Foto: Divulgação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.